sexta-feira, 15 de maio de 2009

Star Trek The Movie (XI) - Estréia

No dia 25 de março, deixei aqui no blog o comentário sobre a pré-estréia do tão falado filme (entre os membros da comunidade trekker): Star Trek XI.

Pois bem, ontem, 14 de maio, fui finalmente assisti-lo no cinema e, como prometido, deixo aqui minhas primeiras impressões sobre esta minha paixão irracional, pós-estréia.
Os comentários pré-estréia estão aqui também:
http://filmesapenas.blogspot.com/2009/03/star-trek-movie-xi.html

Seria interessante que eu assumisse 3 personalidades distintas para comentá-lo, o que não invalida de jeito nenhum minhas teses, já que elas são coerentes e complementares entre si, considerando também que como trekker, minha visão mais crítica do filme fica perturbada.

1- Eu sou um trekker veterano e desde os 18 anos acompanho, sempre com muita devoção, todos os episódios.

- Adorei o filme! principalmente, quando assistido "on screen" a poucos metros de distância e com som sourround. Este filme veio preencher uma lacuna para nós, fãs, que já estávamos desesperados, sem títulos novos no mercado, somente assistindo a velhas reprises. Foi como um novo fôlego. Espero que Holywood se sensibilize agora para novas produções, pois já temos até comentários sobre elas. Foi ação do inicio ao final com muita adrenalina, sem fôlego, belos efeitos visuais, e que também preencheu uma lacuna sobre o início da amizade entre Kirk e Spock. Vamos torcer para que novas idéias surjam nos próximos anos.

2- Sou um trekker mais crítico, com uma visão um pouco mais séria dos episódios, e que se preocupa com qualidade artística e ideológica.

- Olha... pelo trailer do filme, era isso mesmo que eu achava que viria; mas eu esperava bem mais!
O que sempre me chamou a atenção em todos os episódios e filmes da franquia foi que sempre tinha alguma mensagem positiva, com um conteúdo filosófico claro, ou então com um drama pessoal dos personagens, ou um esclarecimento da história cronológica.
Este filme mudou muita coisa da história trekker que eu conhecia, só que eu não quero esquecer o passado, pois "quem esquece o passado, não tem futuro".
- Poxa, JJ!!! ... todos sabemos que você gosta mais de Guerra nas Estrelas, mas não precisava desleixar Jornada; você tinha que ter feito mais pesquisa antes de começar essa produção! tinha que ter entrado de corpo e alma na história. Você deixou um papel tão sem significância para o Leonard Nimoy, e olha que com a idade dele, talvez não apareça mais - e logo ele que é simbolo da franquia.

Algumas incoerências até dá para engolir, como: ... por que alguém leva espadas quando vai saltar do espaço para cima de uma broca a "meio-céu"?... tudo bem...fica bonito uma briga com espadas, mas vamos e venhamos: está muito Jeday!, aliás, são tantas as referências à Guerra nas Estrelas, que até me conformei: quando Spock abandona Kirk no planeta e este tem que lutar com um monstro; ou uma daquelas motos que flutuam; ou a luta de espadas;

Uma outra coisa interessante é a constante quebra de hierarquia dentro da nave e a intempestividade de todos os personagens (cada um faz o que quer); muitas cenas de humor (sempre havia motivo para risos nas cenas), e muita briga, bagunça, temperamentos alterados demais... ora gente, ora trekker... cadê aquela história de conto de fadas: "a visão de um mundo melhor"; cade a ideologia trekker? ... tudo isso se perdeu com esse diretor? Jornada sempre teve seu lugar na mídia porque sempre houve a preocupação de passar uma mensagem, de ser coerente nas histórias (tanto que há uma infinidade de sites cronológicos disso tudo), da seriedade nas decisões da tripulação. Um bando de jovens adrenalinizados vai contra toda a minha vã filosofia.

3- Gosto de cinema e gosto de bons filmes: bons atores, bons diretores, roteiros inteligentes e coerentes. E gosto de extrair algo de positivo dos filmes que assisto.

Um ator em especial trouxe solidez à trama: Bruce Greenwood
Este ator representa uma árvore grossa e antiga em meio a tantos bambus verdes e flexíveis; ele sim é a figura da responsabilidade e coerência que queremos para um capitão da frota estelar. E olha amigo, se eu quisesse adrenalina, eu iria assistir "007 Quantum of Solace" que foi muito show em termos de ação; se bem que, eu esperava menos da garotada em uma ponte de comando. Acabei gostando bastante dos atores que interpretaram o Spock novo e o Kirk: a atuação foi ótima, a direção para eles é que vacilou: Spock... tão novinho, cheio de responsabilidade e, cheio de emoção??? o kirk ficou responsável tão rápido??? mas a cadeira de capitão ficou muito bem para o Kirk, que ficou até muito parecido com o "trejeito" do Kirk antigo.

Em todos os episódios bons que assisti, inclusive outros filmes que não têm a ver com Jornada, a história vai crescendo aos poucos, os personagens vão se apresentando e o grande clímax ocorre no final do filme; isso é legal para você se ambientar com a história e personagens. O filme começou cheio de ação e não parou mais, em suma, ficou muito confuso, quer ver? a história temporal sempre foi algo legal e cheia de tabus de se ver, mas aqui ela é real, fácil e passa tão imperceptível, que quem não conhece a história, não vai perceber uma viagem temporal; o Spock antigo (do futuro) apareceu tão rapidamente e tão sem importância...!! dramas pessoais (descobertas, sofrimento, amadurecimento) nada disso foi percebido em face de tanta ação; dois planetas inteiros sucumbem e isso pareceu rotina!

Eu pergunto para você: qual a trama principal do filme? a academia? por quase nem apareceu! a amizade de Spock e Kirk? ... pouco drama explorado nisso! Você lembra do filme no dia seguinte após assisti-lo?...claro que não!!... a maioria dos Trekkers que conheço está indo 2 ou 3 vezes nas sessões! sim, por que acharam bom o filme? ... ou por que querem ver mais uma vez e tentar entender todos os detalhes, já que foi um roteiro difícil de entender?

Tá, daí alguém vai dizer: sim, mas para alcançar esses jovens de hoje é preciso esquecer o passado e criar algo, na linguagem que eles entendem! ora, Star Trek é uma franquia antiga, criada em outro período da história, com hostilidades entre países, medo de bombas atômicas, e experiências com diversos tipos de aviões (que hoje são rotina por aí) e logo depois veio a substituição das válvulas pelos transistores: miniaturalização geral e equipamentos cada vez menores. Então os filmes refletem a esperança de um mundo melhor e avanços tecnológicos. Hoje o mundo é diferente: Star Trek já perdeu espaço, os filmes de ficção são diferentes, tanto que na sessão em que fui, estávamos eu (o grupo do Paulo Segalla) e acho que mais dois outros grupos. A franquia não vai ressuscitar, como muitos querem, ela está morrendo e agora foi dado o desfecho final.

Eu esperava um filme diferente, se o JJ não tivesse fugido tanto das origens que todos gostamos, talvez pudéssemos ter ainda alguns filmes esporádicos para cinema, resgatando um ou outro caso isolado que pudesse ser elucidado melhor, talvez até uma nova trilogia (nas mãos dessa turma de academia) não deixando a marca (que ainda faz dinheiro) se perder entre tantos outros filmes vulgares.

Você acredita que teve instantes no filme em que até consegui identificar cenas parecidas com as de Buck Roger? e do mestre Yoda de Gerra nas Estrelas?...re...re... foi muito recorte de outros filmes, ação ininterrupta (sem tempo para a boa e velha história), cenas desnecessárias, como o garoto Kirk derrubar o carro no penhasco; pra quê?

Mas o ponto positivo foi alguém tentar fazer algo diferente com a história que conhecemos. Valeu JJ, mas prefiro você em Lost, se bem que nunca vi...re...re...

Nenhum comentário:

Estou "contando" com sua visita.

Você está escutando música clássica online