quarta-feira, 25 de março de 2009

Star Trek The Movie (XI)



Este blog alenca uma coleção de filmes com um certo estilo: filmes de qualidade, épicos, dramas, documentários, de bons diretores e bons roteiros e que ganharam alguns prêmios em vários festivais; filmes cujo conteúdo aprecio muito.

Pois bem, o "Jornada nas Estrelas XI", aqui presente, não faz parte desse rol. Ele é um filme especial, um filme para fãs deste estilo e desta franquia, onde ouso me incluir como fã já desde meus 19 anos de idade. E como a expectativa dos fãs pelo lançamento desde filme em maio de 2009 é muito grande, vou colocar meu pequeno comentário anterior ao filme, bem como um comentário comparativo, posterior ao seu lançamento.

Site oficial de Jornada nas Estrelas: http://www.startrek.com/startrek/view/index.html
Site oficial do filme: http://www.startrekmovie.com/ (a abertura, em flash, é muito bonita)
Trailer oficial:



Cometários pré-estréia:

Jornada nas Estrelas fez época e cativou um gigantesca quantidade de fãs por décadas. Iniciou sem muito apelo, desqualificado na época, e quando retornou, somente cresceu. Por trás disso tudo sempre existiu uma grande máquina de fazer dinheiro de Hollywood, mas que não vem ao caso. Foi uma franquia desenvolvida quando ainda ouvíamos falar em guerra fria, discos voadores, bomba atômica, ou o surgimento de filmes como perdidos no espaço, mulher maravilha, terra de gigantes, viagem ao fundo do mar, UFO e todo um arsenal, que nos faziam crer existir alguma coisa "lá fora", para amenizar - ou aterrorizar ainda mais - nossa eterna insegurança. Muitos fãs ainda hoje acreditam no mito de um mundo melhor pregado por Gene Roddenberry
Não acredito nisso: o filme foi fruto de uma época, que cativou muitos fãs e que apenas veio a crescer muito. Mas nem tão falsa parece a idéia, que os filmes anteviram ou anteciparam as principais engenhocas tecnológicas que hoje vemos funcionando, embora pareça óbvio que um bom escritor de ficção científica possa antecipar isso: você tem dúvidas que ainda vamos conversar com nossos computadores? você tem dúvidas que vamos ter componentes eletrônicos de monitoramento dentro de nosso corpo? você tem dúvidas que vamos ter seres cibernéticos fazendo guerras? ora, tudo isso (eletrônica) é passível de desenvolvimento e até eu, que não sou escritor posso antever isso. Mas as grandes descobertas da física ainda continuam apenas na imaginação, e isso é que realmente conta, a ficção ainda está lá.

Mas a franquia está acabando, logo os fãs mais assíduos irão sumir, pois já têm todos uma certa idade: não ainda, pois esperamos chegar até os 80, pelo menos. O apelo por naves voando o espaço já não é tão intenso, pois nossa realidade já até parece ficção, basta olhar alguns projetos de grandes companhias de aviação: avião invisivel, laborórios orbitais, aviões teleguiados, ônibus espaciais.

Este filme, em minha opinião, não vem renovar a franquia, mas vem trazer um bom filme de ação e ficção às telas de cinema.

Meus comentários aqui vão de encontro ao que escuto falar, ao que está no site oficial e aos trailers lançados. Os atores são garotos, há muita ação, efeitos especiais, algumas incoerências que os fãs logo vão notar (emotividade vulcana). O apelo para a direção vai de encontro ao "visual psicológico" dos personagen (arrogância, intempestividade, emoção, temperamento), pois hoje em dia conta muito o que você "parece ser", e não o que você realmente "é"; e esses são os valores que queremos num filme. Parece ser um filme cheio de ação e efeitos visuais que vai agradar aos fãs mais antigos, pois vai suprir uma lacuna na série dando um novo fôlego e que vai agradar também aos mais novos, pois é um filme tal quais esses seriados mais recentes, que a garotada adora, tipo: lost, 4400, heroes, ou seja, pessoas comuns que se tornam super-heróis, reflexo de uma sociedade endinheirada, sem controle dos pais, onde pode-se fazer quase tudo!!!

Vale uma pequena observação: o último filme para o cinema, Nemesis, também foi recheado de muita ação e efeitos visuais, que é o que tanto queremos num filme para a telona, mas teve o grande diferencial de os personagens já serem atores conhecidos, ou seja, não houve uma descontinuidade nesse sentido; vamos ver o que vai acontecer agora, com novos atores.

Deve ser um bom filme de ficção, ação e efeitos especiais e que pelo trailer, vou adorar.

Nenhum comentário:

Estou "contando" com sua visita.

Você está escutando música clássica online