domingo, 31 de maio de 2009

Dr. Fantástico


Título em português: Dr. Fantástico
Título original: Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb
Titulo em inglês: Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb
Diretor: Stanley Kubrick
Roteiro: Peter George (novel)
Stanley Kubrick (screenplay) ...
Ano: 1964
País: Inglaterra

index: 394

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0057012/
Site:
wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dr._Fant%C3%A1stico
DVD: http://www.adorocinema.com.br/filmes/dr-fantastico/dr-fantastico.asp
http://www.cineplayers.com/filme.php?id=511
blog: http://www.kollision.biz/movies/mov_files/mov_drstrangelove.htm
(também concordo com os comentários deste blog sobre as legendas...podia ser melhor!)
script:


Trailer:



Outros videos:



Comentários:

Nada como assistir a um bom filme de um bom diretor. Não interessa a época, nem a cor, nem nada. Esta comédia vale a pena ser vista. É uma ironia muito bem trabalhada que retrata muito bem a paranóia da época da Guerra Fria. Peter Seller com 3 personagens; o meu xará... George C. Scott, que possui a voz e o estilo zombeteiro de Al Pacino; o cowboy montado na bomba; as montagens com os aviões muito bem feitas (para a época).
Uma coisa interessante que notei é que neste mundo tudo se repete, se copia, é um ciclo de eterno retorno, como diria o Nietzsche: veja, mesmo com a explosão de uma bomba e com a retaliação subsequente com a Máquina do Juízo Final, a solução seria os abrigos anti-nucleares, e a cúpula que sabe de tudo já arquitetava vantagens para o "pós-juizo final", tais como vantagens bélicas, políticas e sexuais (final do filme). A ironia sobre criar uma nova raça pura, presente nas declarações nazistas do Dr. Fantástico, também retratam época.

Uma pequena curiosidade pessoal:
Há algum tempo, eu fiz um clipe para o youtube ( http://www.youtube.com/watch?v=EYn7CLAknGU ) chamado "Os Dez Mandamentos", para ilustrar um texto que fiz também para o meu blog num artigo chamado: O Complexo de Deus: http://linhasdosaber.blogspot.com/2008/04/o-complexo-de-deus.html . As cenas finais do clipe foram retiradas da internet, que na época eu não sabiam de onde vinham aquelas imagens de explosões. Agora já sei: Dr. Fantástico.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esta é a minha visita, pela primeira vez aqui. Eu encontrei tantas coisas interessantes no seu blog especialmente a discussão sua. Do toneladas de comentários em seus artigos, eu acho que não sou o único a ter todo o prazer aqui! manter o bom trabalho.

Estou "contando" com sua visita.

Você está escutando música clássica online