sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Quando Nietzsche Chorou

Título em português: Quando Nietzsche Chorou
Título original: When Nietzsche Wept
Titulo em inglês: When Nietzsche Wept
Diretor: Pinchas Perry
Ano: 2007
País: Estados Unidos

index: 165

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0760188/
Site:
wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/When_Nietzsche_Wept
DVD: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=16300
blog:


Trailer:

Outros videos:







Comentários:

Bem, ou sou meio suspeito para falar deste filme, e talvez essa indicação não seja muito confiável, pois tudo que vem desse cara para mim é bom, pois sou um Nietzschiniano assumido. Já li "Assim Falou Zaratustra" e "Ecce Homo" e estou engatilhado para "O Anticristo" que já está aqui na minha "ordem de leitura".

Uma observação: na comunidade do Nietzsche (orkut) há muita gente falando bem e mal do filme, mas noto uma coisa bastante interessante sobre as discussões: há sempre a comparação com o livro e também sobre a vida e obra do filósofo. Ora, precisamos separar bem as midias. Um livro é algo diferente de um filme; aquele, permite que você crie sua própria versão dentro da sua cabecinha e está sujeito a muitas interpretações- normalmente um livro é bem melhor que um filme; este, é uma obra acabada, feita para impressionar você em apenas duas horas, e é algo extremamente visual. Os livros são melhores.

O filme também não fala sobre filosofia nem sobre a vida de Nietzsche e é apenas a transposição para o telão do romance de Irvin D Yalom.

Eu adorei a história contada.

É uma história entre duas pessoas com mentes extraordinárias, onde um é médico e outro professor. O médido é convidado a tratar o professor para curá-lo de suas terríveis dores de cabeça e então um intrincado jogo de conversas e análise se passa entre os dois personagens.

Vou contar um pouquinho mais do filme, mas você, que não assistiu ainda o filme, não precisa ler o que vem abaixo, em letras pequenas...






Na verdade...o médico problemático é contatado para curar o Nietzsche, mas como ele também tem seus problemas, ele acaba também se envolvendo na relação e sendo tratado. Estabele-se uma grande amizade, baseada em conversas, dois quais os dois saem beneficiados: lembra muito o filme "Don Ruan de Marco".

Nenhum comentário:

Estou "contando" com sua visita.

Você está escutando música clássica online