sábado, 24 de janeiro de 2009

Ensaio Sobre a Cegueira

Título em português: Ensaio Sobre a Cegueira.
Titulo em inglês: Blindness
Diretor: Fernando Meirelles
Ano: 2008
País: Brasil

index: 339

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0861689/
Site: http://www.ensaiosobreacegueirafilme.com.br/
wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Blindness
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ensaio_sobre_a_Cegueira
DVD: http://www.cinemacafri.com/filme.jsp?id=1524
http://www.cinepop.com.br/filmes/ensaiosobrecegueira.htm
Blog: http://blogdeblindness.blogspot.com/

Trailer:



Comentários:

Eu ouvi falar deste filme, ouvi comentários que ele era bom, mas não o assisti. Até que recebi um video do André Delacerda (da lista do Roteiros Online), onde ele faz uma nova interpretação do filme, baseado no site. Segue abaixo o clipe "Cegueira Ensaiada" :




... cuja autorização eu obtive do mesmo para publicar no meu blog. Mas baseado na sua interpretação, achei que o filme retratasse algo como a "Alegoria da Caverna", de Platão, onde todos vivemos nas escuridão, e que deveríamos ter um pouco de "coragem" para que saíssemos dessa escuridão para ver o mundo como realmente ele é.

Mas não se trata disso.

Gostei muito do filme. Minha interpretação é que após ruir todo o arcabouço estético que nos rodeia, e isso é feito nos deixando cegos, resta apenas o "animal humano", com suas virtudes e defeitos básicos, o que não é bonito de se ver. O homem se torna um animal quando as facilidades da vida moderna se desfazem, e então, é necessário muita coragem para conservar o mínimo de decência que nos resta.
Achei que o final poderia ser um pouco diferente: mais trágico, para realmente nos fazer refletir; e também não entendi por que a crítica de Cannes (pelo menos um crítico inglês) não aprovou muito este filme; também não assisti a outra versão com a voz do Danny Glover narrando em OFF, mas gostei do jeito que chegou às locadoras brasileiras.

Claro que o livro que inspirou, de José Saramago (escritor português), deve ser bem melhor,

José Saramago assiste o "Ensaio".



mas na impossibilidade de ler, vamos de filme. O outro filme de Fernando Meirelles - O Jardineiro Fiel -, também é muito bom e muito crítico da sociedade; até parece que o Fernando gosta de fazer filmes que nos levem a julgar a sociedade.

Nenhum comentário:

Estou "contando" com sua visita.

Você está escutando música clássica online