sábado, 7 de maio de 2011

Balzac e a Costureirinha Chinesa



Título em português: Balzac e a Costureirinha Chinesa
Título original: Xiao Cai Feng
Titulo em inglês: Balzac and the Little Chinese Seamstress
Diretor: Sijie Dai
Roteiro: Sijie Dai (novel), Sijie Dai (screenplay)
Ano: 2002
País: França, China.

index: 560

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0291032/
Site:
wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Balzac_and_the_Little_Chinese_Seamstress_%28film%29
DVD: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=11076
blog: http://www.editoras.com/objetiva/332-5.htm
http://www.adorocinema.com/filmes/balzac/
script: http://www.script-o-rama.com/movie_scripts/b/balzac-seamstress-script-transcript-dai.html


Trailer:



Comentários:


Um filme realmente belo do inicio ao fim, com um roteiro excelente e uma bela direção. A trilha sonora também foi bem construída e a paisagem natural é um dos pontos fortes do filme.

Aqui, temos a história dois amigos, que, em um regime de repressão (para saber mais sobre este período histórico da China, veja em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Cultural_Chinesa ), são enviados para um lugarejo situado numa montanha, para serem reeducados ao modelo político-cultural pregado pelo governo. Numa amizade extremamente bela, este dois amigos se envolvem com uma costureira local numa mistura de amizade e amor.

O substrato filosófico por trás deste filme poderia ser representado pela idéia de que a população deve ficar intelectualmente estagnada, pois não interessa para um governo autocrático cidadãos críticos e que pensem. Idéias assim já são amplamente discutidas desde de a época de Platão, em sua alegoria da Caverna, passando, é claro, brilhantemente por George Orwell - em seu livro, 1984 -, quando ele introduz a manipulação do governo na formação intelectual dos cidadãos. Em todas as épocas da nossa história podemos ver que os ciclos intelectuais se repetem, como se num "eterno recomeço" e os últimos mais famosos foram a Idade Média - num período de escuridão completa - , para depois eclodir o período da Renascença - época de florescimento intectual e artístico. Realmente, se analisarmos direitinho, certas descobertas do conhecimento são capazes de virar o mundo de cabeça para baixo e como exemplo, temos as Teorias da Evolução de Darwin, que disseram ao mundo que o Homem pode ser influênciado pelo meio em sua genética: pronto, todos os países cairam na onda de procurar o melhor - Eugenia positiva e negativa, até que essas idéias cairam na cabeça de nada mais quem do que Hittler, culminando com seu exército de raça pura; a descoberta do sequenciamento genético, que ainda vemos crescer e que culminará com um ser de laboratório, onde veremos que a família já não importa mais; ou a miniaturalização eletrônica, criando um ser completamente artificial ou de homens-cibernéticos, onde a própria vida humana pode deixar de ter valor. "O conhecimento quebra paradigmas".

Em nossa modernidade, vemos um avanço gigantesco da tecnologia, aliás, assustadoramente rápido, onde a informação é dissiminada em grandes quantidades, sem termos tempo de pensar na sua qualidade. Ao meu ver, estamos entrando novamente em uma era de emburrecimento, pois não sabemos mais o que é bom para gente, e somos enganados de todas as maneiras:

- pessoas acreditam, a cantam canções me torno disso, que o governo norte-americano matou Bin Laden;
- pessoas assistem a um video no youtube e no dia seguinte estão comentando que aquele fato aconteceu, sem atentarem para a veracidade da informação;
- homens querem perder a barriga porque segundo "informações científicas" gordura localizada no abdomen é causa de infarto. Ideal que nunca será alcançado;
- leite da vaca e laranja da árvore faz mal à saúde, pois podem conter agentes patogênicos que a indústria não esterilizou: compre caixinhas, faz bem pra saúde e deixa a indústria milionária;
- fitoterápicos são potencialmente perigosos - assim noticia o "Fantástico show da vida": esqueça aquele chazinho da vovó, você pode morrer!...melhor é que você fique dependente da indústria farmacêutica, pois governo e indústria querer seu bem estar. "não precisamos curar você, mas apenas que você fique dependente, comprando sempre nossos produtos";
- países querem depor ditadores porque eles enriquecem sozinhos e empobrocem a nação, mas no entanto, idolatram um casamento real na Inglaterra;
- permitimos que atores hollywoodianos ganhem milhões de dólares, desconhecendo completamente a situação que a riqueza do planeta é única e que para alguém ter muito, outros terão que ter NADA.

O Brasil, mais do que qualquer outro país, já emprega as táticas que Roma muito bem administrava: "Pão e Circo", ou devo dizer, Cestas básicas e Carnaval.... ?

Enfim, estamos acreditando na tecnologia cegamente e nas informações que nos chegam por ela, sem qualquer juizo ou julgamento de sua veracidade, simplesmente porque a fonte é moderna, científica, tem respaldo oficial, estamos criando um deus artificial que dita as regras que devemos seguir cegamente.

Já desabafei, agora, voltamos ao filme...

Os dois amigos, embora mandados pelo governo para serem reeducados, ainda percebem a importância do conhecimento e da cultura, e a todo custo, tentam preservar estes vínculos quando encontram um punhado de bons livros. Então, de alguma forma eles abrem este mundo de conhecimento para sua amiga (e amante), a costureirinha, que ao final, acaba libertando também sua mente daquela cultura local.

O final do filme é muito inteligente e emotivo.

O filme é baseado em um clássico da literatura, que ao meu ver, deve ser muito bom de se ler.

Nenhum comentário:

Estou "contando" com sua visita.

Você está escutando música clássica online