sexta-feira, 12 de março de 2010

Arca Russa

Título em português: Arca Russa
Título original: Russkiy Kovcheg
Titulo em inglês: Russian Ark
Diretor: Aleksandr Sokurov
Roteiro: Boris Khaimsky (dialogue)
Anatoli Nikiforov (written by)
Ano: 2002
País: Rússia

index: 486

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0318034/
Site:
wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Russian_Ark
DVD: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=11444
http://www.adorocinema.com/filmes/arca-russa
blog: http://omelete.com.br/cine/10000998/_i_Arca_Russa__i_.aspx
http://cinemaeaminhapraia.com.br/2009/09/08/arca-russa-russkij-kovcheg/
http://www.cinereporter.com.br/dvd/arca-russa/
http://passapalavra.info/?p=10288
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT487433-1661,00.html
script:


Trailer:




Comentários:

A história deste filme é bem surreal e muito criativa por sinal. Um desconhecido qualquer, em companhia de outro desconhecido qualquer, passeiam por dentro do Museu "Hermitage", em São Petersburgo, na Rússia. Mas os personagens vão percorrendo salas e corredores em diversas épocas e acompanhando a História da Rússia - interagindo nas diversas épocas, em diversos figurinos e principalmente, acompanhando as obras de arte que se encontram no museu.

São tantas escultura e quadros durante o passeio, que ficamos completamente deslumbrados. Imagino-me depois deste filme, querer conhecer não apenas as Pirâmides do Egito e o Museu do Louvre, mas também, agora, o Museu de São Petesburgo.

Você poderá perceber nos links que postei aqui no blog a importância de alguma informação técnica de como este filme foi feito; não vou entrar em detalhes, pois não vem ao caso - para isto existe os links-, mas ele foi feito em um único plano de cãmera, numa única cena apenas e mais, foi todo filmado em apenas um dia; vale a pena ver os comentários e essa técnica toda, pois quando você assistir ao filme, ficará deslumbrado com os últimos minutos de filme, onde é retratado um baile de época, com figurinos impecáveis e, então, você irá fazer a mesma pergunta que eu me fiz: como pode todos aqueles personagens, com roupas sensacionais, encenando um baile gigantesco, não cometerem nenhum erro para uma filmagem que durou apenas um dia.

Interessante um ponto de vista, que nos questiona sobre o porquê de tanta luxúria para a nobreza, e claro, não valendo este questionamento apenas para história da Rússia.

Ótimo filme de arte.

Nenhum comentário:

Estou "contando" com sua visita.

Você está escutando música clássica online