"Filmes Apenas" é um blog bem pessoal onde catalogo alguns filmes que venho assistindo e que julgo serem bons. Os comentários que coloco não são técnicos, mas sim, apenas, uma primeira impressão de alguém com pouca experiência em cinema, mas que gosta muito de filmes. Como gosto muito de filosofia, os comentários tendem sempre a filosofar em cima das histórias apresentadas.
Mas, o blog também está aberto à críticas e sugestões.
George Kieling
quarta-feira, 3 de março de 2010
Jornada da Alma
Título em português: Jornada da Alma Título original: Prendimi L'Anima Titulo em inglês: The Soul Keeper (International: English title) Diretor: Roberto Faenza Roteiro: Gianni Arduini (writer) François Cohen-Séat (writer) Ano: 2003 País: Inglaterra, França e Itália
Um filme de excelente direção, que retrata muito bem a complexidade da psiquê humana. A história - baseada toda em fatos reais (cartas trocadas entre Sabina, Jung e Freud) - leva um dos personagens principais do filme, o Dr. Carl Jung, a tratar apaixonadamente uma jovem, Sabina, que tem parte de sua vida real retratada neste filme. Carl Jung está nos primórdios do estudo da psicanálise e seu envolvimento profissional acaba também em um envolvimento amoroso.
História, roteiro e direção são muito bem trabalhados - sem furo algum - que nos deliciamos com a trama e acompanhamos de perto o surgimento da psicanálise e um pouco da história da Rússia. Aliás, a trama aqui, é levemente semelhante ao "Quando Nietzsche Chorou".
Eu diria o seguinte, após assistir o filme: quando uma mestre ensina ao seu discípulo, ele aprende dobrado - aprender ensinando e ensinar a aprender. No consultório, algo semelhante ocorre: quando você trata seu paciente, você aprende um pouco mais sobre você mesmo, você também se trata - e posso falar um pouco disso, pois sou fisioterapeuta; e no filme, o que o jovem doutor trás à vida, do fundo de suas entranhas, é o amor que estava soterrado. Mas claro, o amor verdadeiro deve ser soterrado novamente, em função de uma vida equilibrada.
Excelente filme, também para ver a dois.
Um comentário:
Anônimo
disse...
Belíssimo filme! Vi há algum tempo, mas é daqules filmes que lembramos de quando em quando.
"História" ... para quê ?
-
Vamos fazer um simples exercício mental sobre a importância do Passado e
da História.
Todos nós já ouvimos falar que estudar História é importante, pois a...
Um comentário:
Belíssimo filme! Vi há algum tempo, mas é daqules filmes que lembramos de quando em quando.
Postar um comentário