sexta-feira, 12 de março de 2010

Arca Russa

Título em português: Arca Russa
Título original: Russkiy Kovcheg
Titulo em inglês: Russian Ark
Diretor: Aleksandr Sokurov
Roteiro: Boris Khaimsky (dialogue)
Anatoli Nikiforov (written by)
Ano: 2002
País: Rússia

index: 486

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0318034/
Site:
wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Russian_Ark
DVD: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=11444
http://www.adorocinema.com/filmes/arca-russa
blog: http://omelete.com.br/cine/10000998/_i_Arca_Russa__i_.aspx
http://cinemaeaminhapraia.com.br/2009/09/08/arca-russa-russkij-kovcheg/
http://www.cinereporter.com.br/dvd/arca-russa/
http://passapalavra.info/?p=10288
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT487433-1661,00.html
script:


Trailer:




Comentários:

A história deste filme é bem surreal e muito criativa por sinal. Um desconhecido qualquer, em companhia de outro desconhecido qualquer, passeiam por dentro do Museu "Hermitage", em São Petersburgo, na Rússia. Mas os personagens vão percorrendo salas e corredores em diversas épocas e acompanhando a História da Rússia - interagindo nas diversas épocas, em diversos figurinos e principalmente, acompanhando as obras de arte que se encontram no museu.

São tantas escultura e quadros durante o passeio, que ficamos completamente deslumbrados. Imagino-me depois deste filme, querer conhecer não apenas as Pirâmides do Egito e o Museu do Louvre, mas também, agora, o Museu de São Petesburgo.

Você poderá perceber nos links que postei aqui no blog a importância de alguma informação técnica de como este filme foi feito; não vou entrar em detalhes, pois não vem ao caso - para isto existe os links-, mas ele foi feito em um único plano de cãmera, numa única cena apenas e mais, foi todo filmado em apenas um dia; vale a pena ver os comentários e essa técnica toda, pois quando você assistir ao filme, ficará deslumbrado com os últimos minutos de filme, onde é retratado um baile de época, com figurinos impecáveis e, então, você irá fazer a mesma pergunta que eu me fiz: como pode todos aqueles personagens, com roupas sensacionais, encenando um baile gigantesco, não cometerem nenhum erro para uma filmagem que durou apenas um dia.

Interessante um ponto de vista, que nos questiona sobre o porquê de tanta luxúria para a nobreza, e claro, não valendo este questionamento apenas para história da Rússia.

Ótimo filme de arte.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Jornada da Alma


Título em português: Jornada da Alma
Título original: Prendimi L'Anima
Titulo em inglês: The Soul Keeper (International: English title)
Diretor: Roberto Faenza
Roteiro: Gianni Arduini (writer)
François Cohen-Séat (writer)
Ano: 2003
País: Inglaterra, França e Itália

index: 450

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0349995/
Site:
wikipedia:
DVD: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=9922
blog: http://recantodasletras.uol.com.br/resenhasdefilmes/16441
http://www.adorocinema.com/filmes/jornada-da-alma
script:
Nota da Produção: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_adicional_dvd.asp?produto=9922


Trailer:



Outros videos:

( )
( )


Comentários:

Um filme de excelente direção, que retrata muito bem a complexidade da psiquê humana. A história - baseada toda em fatos reais (cartas trocadas entre Sabina, Jung e Freud) - leva um dos personagens principais do filme, o Dr. Carl Jung, a tratar apaixonadamente uma jovem, Sabina, que tem parte de sua vida real retratada neste filme. Carl Jung está nos primórdios do estudo da psicanálise e seu envolvimento profissional acaba também em um envolvimento amoroso.

História, roteiro e direção são muito bem trabalhados - sem furo algum - que nos deliciamos com a trama e acompanhamos de perto o surgimento da psicanálise e um pouco da história da Rússia. Aliás, a trama aqui, é levemente semelhante ao "Quando Nietzsche Chorou".

Eu diria o seguinte, após assistir o filme: quando uma mestre ensina ao seu discípulo, ele aprende dobrado - aprender ensinando e ensinar a aprender. No consultório, algo semelhante ocorre: quando você trata seu paciente, você aprende um pouco mais sobre você mesmo, você também se trata - e posso falar um pouco disso, pois sou fisioterapeuta; e no filme, o que o jovem doutor trás à vida, do fundo de suas entranhas, é o amor que estava soterrado. Mas claro, o amor verdadeiro deve ser soterrado novamente, em função de uma vida equilibrada.

Excelente filme, também para ver a dois.

Estou "contando" com sua visita.

Você está escutando música clássica online