"Filmes Apenas" é um blog bem pessoal onde catalogo alguns filmes que venho assistindo e que julgo serem bons. Os comentários que coloco não são técnicos, mas sim, apenas, uma primeira impressão de alguém com pouca experiência em cinema, mas que gosta muito de filmes. Como gosto muito de filosofia, os comentários tendem sempre a filosofar em cima das histórias apresentadas.
Mas, o blog também está aberto à críticas e sugestões.
George Kieling
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Brazil
Título em português: Brazil Título original: Brazil Titulo em inglês: 1984 and 1/2 Diretor: Terry Gilliam Roteiro: Terry Gilliam (screenplay) & Tom Stoppard (screenplay) ... Ano: 1985 País: Reino Unido
Uma bela sequencia de fotos do filme acompanhada da música tema:
Comentários:
Eu já tinha lido o livro de George Orwell, "1984", bem como já tinha visto também o filme "1984" que, inclusive está postado aqui no blog; então foi fácil fazer uma coparação e ver que a história é a mesma deste belo filme. Só que este filme é mais surreal, é mais mágico.
A trama conta a história de uma pessoa que vive numa sociedade do futuro perfeita, mas que no fundo é uma grande crítica ao sistema burocrático e travado e às facilidades que não são tão fáceis assim. Ao contrário do filme "1984", embora saibamos da manipulação do governo sobre os cidadão, aqui não há complô para isso. Na verdade, o que ocorre é o personagem gostar de viver um sonho de ser um humano e vivenciar a vida, dentro de um grande mundo maquinizado e desumano. fica a idéia de querer mudar o mundo, ou ... de não ficar inerte e passivo com tudo.
O filme é surreal, a fotografia do filme é fantástica; para quem é brasileiro, vale a trilha ao longo de todo o filme de "Aquarela do Brasil" na voz de Frank Sinatra. Mas na verdade, eu só fui entender este título quando assisti aos "extras" do DVD, e mesmo assim, não sei se entendi.
"Num mundo automatizado e desumano, viver a vida é ser brasileiro"
"História" ... para quê ?
-
Vamos fazer um simples exercício mental sobre a importância do Passado e
da História.
Todos nós já ouvimos falar que estudar História é importante, pois a...
Nenhum comentário:
Postar um comentário