segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A Onda



Título em português: A Onda
Título original: Die Welle
Titulo em inglês: The Wave
Diretor: Dennis Gansel
Roteiro: Dennis Gansel (writer)
Todd Strasser (novel)
Ano: 2008
País: Alemanha

index: 480

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt1063669/
Site: http://www.thewavemovie.co.uk/
wikipedia:
DVD: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=20606
blog: http://portalcinema.blogspot.com/2009/01/crtica-onda.html
http://www.espacoacademico.com.br/065/65lima.htm
http://www.libertarianismo.com/index.php/textos/artigos/463-o-filme-a-onda-e-a-afirmacao-da-afirmacao
http://blog.estadao.com.br/blog/zanin/?title=a_onda_o_pequeno_fascista_que_existe_em_&more=1&c=1&tb=1&pb=1
script:


Trailer:




Comentários:

Este é um daqueles bons filmes que circulam incógnitos por aí.
Sua produção não é grandiosa, não usa de grandes técnicas cinematográficas; mas isto também não é necessário, pois temos aqui uma boa história. Baseada em fatos reais e filmado na Alemanhã, a história nos permite deduzir que podemos ser conduzidos como vacas para dentro de um curral, pois numa sociedade sem qualquer referencial de indentidade, alguém que nos traga uma unidade, com certeza nos dominará, pois no fundo, somos todos carentes.
Uma leitura acurada nos livros do George Orwell ("A Revolução dos Bichos" e "1984") permite que analisemos melhor a hitória contada, se bem que em "1984" a idenficação é mais fiel.

O roteiro aqui é bem construido com personagens que apresentam perfis bem caracaterísticos, embora, de personalidade moderada. Talvez, com personalidades mais fortes, o filme fosse mais intenso; por isso acho que a história e o questionamento que o diretor nos permite fazer - e este questionamento é evidenciado logo no começo do filme: "seria possível?" - se sobressai a tudo.

Acho que aqui também podemos pensar em termos da alegoria do "Mito da Caverna", de Platão, só que ao contrário: no mito da caverna, para você adiquirir o conhecimento você precisaria sair da caverna; aqui as pessoas, entram para a caverna e perdem o conhecimento do mundo real.

Segue abaixo um texto de um livro que estou lendo, "O Porco Filósofo", de Julian Baggini, que ajuda bastante a aprofundar o assunto (abra as imagens em outra página que as letras aumentão):











Nenhum comentário:

Estou "contando" com sua visita.

Você está escutando música clássica online