Título em português: Campo 731: Bactérias, a maldade humana.
Título original: Hei tai yang 731.
Titulo em inglês: Men behind the sun.
Diretor: Tun Fei Mou
Roteiro: Mei Liu, Wen Yuan Mou, Dun Jing Teng
Ano:1988
País: China
index:
Links.
IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0093170/
Site:
wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/Men_Behind_the_Sun
DVD:
blog: http://101horrormovies.com/2014/10/23/550-campo-731-bacterias-a-maldade-humana-1988/
script:
Trilha musical:
Filme completo no youtube:
Trailer:
Comentários:
O filme conta a história sobre uma divisão do exército japonês, a unidade 731, que instalada na Manchuria, durante o final da 2ª Guerra Mundial, realizou experimentos com armas biológicas usando para testes seres humanos: russos e chineses.
Foi baseado em uma história real realizado com bastante acurácia pelo diretor Tun Fei Mou, inclusive com tomadas realizadas no próprio local onde funcionava a unidade 731.
O filme choca o público em geral pelas cenas fortes e incrivelmente realísticas que retratam os experimentos feitos com os corpos humanos e animais vivos que eram testados até a morte, para que ficassem registrados seus limites, inclusive estes dados foram compartilhados mais tarde com os E.U.
Você encontrará detalhes sobre a veracidade das cenas nos links que indiquei logo acima, bem como detalhes técnicos sobre o filme.
Para entender o filme, que não se trata apenas de um filme de horror, será preciso contextualizá-lo dentro do momento histórico da nossa idade contemporânea. Assim sendo, ele nos passa a impressão de ser um documentário, pois há preocupação do diretor em ser fiel aos fatos e realista nas cenas cruéis.
A história nos mostra, bem documentados, momentos de extrema maldade, que foram antecedidos por esforços supremos para criar armas poderosas que pudessem aniquilar adversários. No holocausto temos as experiências feitas por médicos nazistas aos judeus, temos a monstruosidade de bombas atômicas jogadas em duas cidades japonesas dizimando suas populações, temos aqui neste filme um esforço de criar armas biológicas fazendo experiências com seres vivos; menos cruel mas igualmente preocupante temos as experiência de laboratórios para pesquisas de remédios e vacinas nas populações pobres da África, lixo químico jogado por aviões dos EU nas florestas do Vietnam (na guerra do Vietnam); a lista é enorme.
Parece que as guerras impulsionam estes "momentos de pesquisas" e parece que então os "fins justificam os meios" como já dizia Maquiavel, no Príncipe - todos temos o dom, basta nos darem a oportunidade.