"Filmes Apenas" é um blog bem pessoal onde catalogo alguns filmes que venho assistindo e que julgo serem bons. Os comentários que coloco não são técnicos, mas sim, apenas, uma primeira impressão de alguém com pouca experiência em cinema, mas que gosta muito de filmes. Como gosto muito de filosofia, os comentários tendem sempre a filosofar em cima das histórias apresentadas.
Mas, o blog também está aberto à críticas e sugestões.
George Kieling
Título em português: Orgulho e Preconceito Título original: Pride & Prejudice Titulo em inglês: Pride & Prejudice Diretor: Joe Wright Roteiro: Jane Austen (novel) Deborah Moggach (screenplay) Ano: 2005 País: França, Reino Unido
Sem dúvida que a temática deste filme, que vem de um cultuado clássico da literatura inglesa, é o universo feminino. Mas temos também um pequeno romance que se desenvolve entre os principais personagens.
É uma comédia romântica ao estilo antigo.
Apesar de boa produção e direção, o roteiro parece bem fraquinho e a história, piegas como em comédias românticas, mas, vale pelas questões filosóficas em torno de temas femininos: casamento sem amor, dote no casamento, heranças de família passada para homens, submissão feminina, o papel da mãe e do pai no casamento de seus filhos. Vale a pena dar uma olhada para entender como era problemático para os pais ter que casar suas filhas em épocas antigas. O homem sempre teve uma supremacia sobre o destino das mulheres, e parece que não mudou muito nos dias atuais, apesar de toda liberação feminina - que parece mais escravizar as mulheres em torno da beleza e sexo, para que se tornem objetos de consumo, esteriotipadas em padrões dificil de se alcançar, causando apenas mais frustações psicológicas do que prazer saudável.
"História" ... para quê ?
-
Vamos fazer um simples exercício mental sobre a importância do Passado e
da História.
Todos nós já ouvimos falar que estudar História é importante, pois a...