domingo, 13 de março de 2011

A Vida Secreta das Palavras



Título em português: A Vida Secreta das Palavras
Título original: La vida secreta de las palabras
Titulo em inglês: The Secret Life of Words
Diretor: Isabel Coixet
Roteiro: Isabel Coixet
Ano: 2005
País: Espanha

index: 559

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0430576/
Site: http://www.clubcultura.com/clubcine/clubcineastas/isabelcoixet/vida_secreta/index.html
wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/The_Secret_Life_of_Words
DVD: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=17547 http://thecia.com.au/reviews/s/secret-life-of-words.shtml
blog: http://www.omelete.com.br/cinema/a-vida-secreta-das-palavras/ http://tatit.wordpress.com/2007/12/04/a-vida-secreta-das-palavras/ http://www.ne-poesia.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1628654
script:


Trailer:



Comentários:

Gostei demais deste filme. Os atores estão impecáveis. A história é forte e emocionante e está plenamente conectada com nossa realidade.

Não sei bem se o filme tem a ver com a tolerância ou a solidão, ou ambas, mas é disso que trata. Uma plataforma como a representada no filme já é um local isolado por natureza e os personagens também são retratados cada um com um perfil bem centrado no "cada um por si".

Então o telespectador é levado a viver a vida de cada um dos personagens e a tentar entender o seu ponto de vista; no fundo somos todos miseravelmente infelizes vivendo cada um na sua. A vida é ruim para todos e temos que aceitar isso e tocar o barco.

É um filme bem sensível no tocante a individualidade humana, tem uma bela trilha musical e como faz crer o título, só conseguimos vencer a intolerância de não aceitar o outro... pelas uso correto das palavras. Os diálogos e a profundidade das reflexões vão evoluíndo, e o mundo e as limitações da intolerância vão sendo vencidos.

Também é uma história de amor cujo ápíce se dá com: "Eu juro que aprendo a nadar" ... simplesmente emocionante.

Poderíamos passar sem o finalzinho do filme para não ter que cortar a bela declaração de amor, mas o finalzinho ajudou a entender aquela vozinha de criança que aparece desde o início do filme, que aliás, compreendi melhor quando assisti pela segunda vez.


http://thecia.com.au/reviews/s/secret-life-of-words.shtml

terça-feira, 8 de março de 2011

Elsa e Fred



Título em português: Elsa & Fred - Um Amor de Paixão
Título original: Elsa Y Fred
Titulo em inglês: Elsa & Fred
Diretor: Marcos Carnevale
Roteiro: Marcos Carnevale, Marcela Guerty
Ano: 2005
País: Argentina, Espanha

index: 580

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0453047/
Site:
wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Elsa_y_Fred
DVD: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=15020
blog: http://www.cranik.com/elsaefred.html
http://sessaozoom.fclar.unesp.br/programacao/2006/4_4-ElsaEFred.htm
script:


Trailer:



Comentários:

Quando se passa dos 40 anos de idade, começamos a pensar no envelhecimento.Isto nos aborrece, mas logo nos adaptamos. Imagino que quando passamos dos...sei lá?! ..60, 65, 70? começemos então a pensar na morte: isto nos aborrece; e então... ela chega!

Bem, este filme, de uma certa forma, fala sobre a morte - na velhice -, mas também fala sobre aproveitar a vida, sobre nossa forma de encarar a vida, as pessoas, a sociedade. E para isso existe dois personagens antagônicos, a principio, em seus estilos de viver a vida.

Eu entendo que em uma certa idade, quando olhamos para trás, não vamos nos lembrar de nossoas grandes realizações, nossas promoções no serviço, nosso heroismo hipocrático; talvez até alguém possa nos julgar ou nos lembrar por isso, mas talvez nessa época, então, possamos entender o que significa felicidade, e então eu acho que talvez entendamos que felicidade possa ser uma coisa bem simples... pequenas coisas, memoráveis, pequenos prazeres, pequenas alegrias, emoções, sorrisos, ternura, amizade, uma pessoa, um ente querido, uma viagem, um amor.

E quando você então olhar para alguém querido que se foi, talvez não sinta tristeza, mas sim alegria de ter conhecido aquela pessoa.

Não podemos esquecer ainda do olhar feminino em cima do tema: "mulher vive para sonhar".

Te Amarei Pra Sempre



Título em português: Te Amarei para Sempre (...quem será o <@#$W que faz um erro grosseiro de português, logo no título, tal qual o .... Esqueceram de Mim ???)
Título original: The Time Traveler´s Wife
Titulo em inglês: The Time Traveler´s Wife
Diretor: Robert Schwentke
Roteiro: Bruce Joel Rubin (screenplay), Audrey Niffenegger (novel)
Ano: 2009
País: Estados Unidos

index: 543

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0452694/
Site: http://www.thetimetravelerswifemovie.com/dvd/index.html
wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Time_Traveler%27s_Wife
DVD:
blog: http://www.portaldecinema.com.br/Filmes/te_amarei_para_sempre.htm http://blog.nemumpoucoepico.com/2011/03/mulher-do-viajante-do-tempo-audrey.html http://www.terracotabolsas.com/rato/index.php/tag/a-mulher-do-viajante-do-tempo/ http://www.portaldecinema.com.br/Filmes/te_amarei_para_sempre.htm
script:


Trailer:



Comentários:

No ano passado eu estava rondando as livrarias e vi um livro: A Esposa do Viajante no Tempo; comecei a ler a sinopse no verso e achei fantástica a história. Fiquei de comprar o livro e "acabou que o tempo acabou e, acabei" partindo mesmo foi para o filme - que são apenas 2 horas de "leitura".

É uma romance ao estilo de "O Curioso Caso de Benjamin Button" onde o personagem principal vai dando saltos em intervalos de tempo dentro de sua vida, mas sempre ao lado de sua amada e isto faz com que ele a conheça cada vez mais em diversas fases.

Nada de técnico vale a penas falar aqui, apenas que a história é muito bonita e que é um belo romance que vale a pena ser assistido.

A Partida



Título em português: A Partida
Título original: Okuritibo
Titulo em inglês: Departures
Diretor: Yojiro Takita
Roteiro: Kundo Koyama
Ano: 2008
País: Japão

index: 581

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt1069238/
Site: http://www.departures-themovie.com/
wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Okuribito http://en.wikipedia.org/wiki/Departures_%28film%29
DVD: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=20634
blog: http://www.omelete.com.br/cinema/critica-a-partida/ http://revista-integra.blogspot.com/2009/06/okuribito-departures.html
script:


Trailer:



Comentários:

Este é um daqueles filmes que vai crescendo aos poucos.

É cativante no início, com uma história bem simplória e uma atuação que chega a ser quase infantil, em meu ponto de vista; portanto, sente-se calmo na poltrona até a metade do filme. Então a história começa a crescer, os personagens começam a ganhar uma maior dimensão em seus aspectos psicológicos e tudo começa a se encaixar.

Não é uma grande produção, não tem grandes atuações mas tem um roteiro bem construído onde todas as pontas são fechadas até o final do filme, e uma história bela também.

A trilha sonora é bem colocada no filme, o que não o satura.

O filme aborda o ritual de "partida" para o além de uma comunidade local no Japão e sob este aspecto ele nos faz refletir sobre o quão importante é viver a vida plenamente e de que não somos tão pequenos assim frente a morte, pois quando ela acontece, para os que ficam... uma última visão do falecido poderá revelar tudo que se precisa saber sobre quem ele realmente foi.

Bem emotivo.

Estou "contando" com sua visita.

Você está escutando música clássica online