domingo, 31 de maio de 2009

Dr. Fantástico


Título em português: Dr. Fantástico
Título original: Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb
Titulo em inglês: Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb
Diretor: Stanley Kubrick
Roteiro: Peter George (novel)
Stanley Kubrick (screenplay) ...
Ano: 1964
País: Inglaterra

index: 394

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0057012/
Site:
wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dr._Fant%C3%A1stico
DVD: http://www.adorocinema.com.br/filmes/dr-fantastico/dr-fantastico.asp
http://www.cineplayers.com/filme.php?id=511
blog: http://www.kollision.biz/movies/mov_files/mov_drstrangelove.htm
(também concordo com os comentários deste blog sobre as legendas...podia ser melhor!)
script:


Trailer:



Outros videos:



Comentários:

Nada como assistir a um bom filme de um bom diretor. Não interessa a época, nem a cor, nem nada. Esta comédia vale a pena ser vista. É uma ironia muito bem trabalhada que retrata muito bem a paranóia da época da Guerra Fria. Peter Seller com 3 personagens; o meu xará... George C. Scott, que possui a voz e o estilo zombeteiro de Al Pacino; o cowboy montado na bomba; as montagens com os aviões muito bem feitas (para a época).
Uma coisa interessante que notei é que neste mundo tudo se repete, se copia, é um ciclo de eterno retorno, como diria o Nietzsche: veja, mesmo com a explosão de uma bomba e com a retaliação subsequente com a Máquina do Juízo Final, a solução seria os abrigos anti-nucleares, e a cúpula que sabe de tudo já arquitetava vantagens para o "pós-juizo final", tais como vantagens bélicas, políticas e sexuais (final do filme). A ironia sobre criar uma nova raça pura, presente nas declarações nazistas do Dr. Fantástico, também retratam época.

Uma pequena curiosidade pessoal:
Há algum tempo, eu fiz um clipe para o youtube ( http://www.youtube.com/watch?v=EYn7CLAknGU ) chamado "Os Dez Mandamentos", para ilustrar um texto que fiz também para o meu blog num artigo chamado: O Complexo de Deus: http://linhasdosaber.blogspot.com/2008/04/o-complexo-de-deus.html . As cenas finais do clipe foram retiradas da internet, que na época eu não sabiam de onde vinham aquelas imagens de explosões. Agora já sei: Dr. Fantástico.

Pi


Título em português: Pi
Título original: Pi
Titulo em inglês: 3,14159265358 (USA)
Diretor: Darren Aronofsky
Roteiro: Darren Aronofsky (story) &
Sean Gullette (story) ...
Ano: 1998
País: EUA

index: 389

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0138704/
Site: http://www.pithemovie.com/
wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pi_(filme)
Curiosidade matemática: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pi
DVD: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=6363
blog: http://pasmosfiltrados.blogspot.com/2006/03/pi-de-darren-aronofsky.html
script:


Trailer:



Outros videos:

Comentários:

O filme não chega a ser um grande espetáculo, mas para quem se liga em direção e produção, irá se interessar muito pelos comentários presentes nos "extras", principalmente Notas de Produção e Making of. O filme foi quase que "caseiro", com amigos, mãe, parentes. Usando técnicas não convencionais de filmagens, que com isso conseguiu-se boa movimentação de câmera e muito suspense. A trilha sonora também foi muito bem dirigida. É incrível o que pouco dinheiro e muita criatividade conseguem fazer. Tem que ser bom mesmo!

É um bom thriller de suspense envolvendo a psicologia de um personagem fera em matemática, e que luta num conflito interno entre a razão e a loucura.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

8 Mulheres e Meia

Título em português: 8 Mulheres e Meia
Título original: 8 1/2 Women
Titulo em inglês: 8 1/2 Women
Diretor: Peter Greenaway
Roteiro: Peter Greenaway (writer)
Ano: 1999
País: Inglaterra

index: 388

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0154443/
Site:
wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/8_1/2_Women
DVD: http://www.adorocinema.com/filmes/8-mulheres-e-meia/8-mulheres-e-meia.asp
http://www.webcine.com.br/filmessi/8women.htm
http://www.terra.com.br/cinema/noticias/2001/07/12/005.htm
blog: http://petergreenaway.org.uk/8halfwomen.htm
script:


Trailer:

http://www.terra.com.br/cinema/trailers/8mulheres.htm

Outros videos:

http://www.youtube.com/watch?v=bXMMq8goKUM (visualização desativada)


Comentários:

Desde o começo você já nota no filme que os diálogos são muito inteligentes e a trama é muito surreal. Mas o filme vai passando e você não percebe um sentido para o ele. Tudo bem, quando as mulheres começam a se juntar na mansão você percebe alguma coisa, mas o filme acaba e você acha que faltou algo.
Então a grande descoberta: vá aos "extras" e leia os comentários sobre direção. Tchan!!! então uma luz se acende: este é um filme que retrata as fantasias sexuais masculinas, com referências à F Fellini e seus filmes. Você, homem, logo "vamos" achar sua fantasia ali: a minha é a mulher correndo nua sobre um cavalo...

... mas poderia ser a da freira também, ou a mulher submissa...ah...são tantas as fantasias que se passam na nossa mente tão visual e masculina...!!

Bom filme para refletir depois de assistí-lo.

sábado, 23 de maio de 2009

A Balada de Narayama



Título em português: A Balada de Narayama
Título original: Narayama Bushi-ko
Titulo em inglês: Ballad of Narayama
Diretor: Shohei Imamura
Roteiro: Shohei Imamura (screenplay)
Shichirô Fukazawa (novel)
Ano: 1983
País: Japão

index: 378

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0084390/
antigo de 1958 (http://www.imdb.com/title/tt0051980/)
Site:
wikipedia: (sem referencia) - http://pt.wikipedia.org/wiki/Shohei_Imamura
DVD: http://www.mostra.org/21/portug/filmes/im-narayama.htm
http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=15851
http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=6536
http://www.interfilmes.com/filme_18029_A.Balada.de.Narayama-(Narayama.Bushi.Ko).html
http://melhoresfilmes.com.br/filmes/a-balada-de-narayama
blog: http://www.okinawa.com.br/dekassegui/silviosam0307.htm
http://ricardodc.multiply.com/reviews/item/14
script:


Video:

Primeira parte (youtube):



Outros videos: (Trailer do filme antigo de 1958)





Comentários:

Esta foto representa o "ponto alto" do filme:
A qualidade da imagem é muito ruim quando a filmagem é à noite. Mas a história compensa. O ponto alto do filme realmente é seu final, mas desde o comecinho você já irá perceber que o que realmente importa é mostrar um tipo de vida.

Alguns filmes mostram para você histórias, imagens, vidas, povoados, e realmente trazem um valor agregado inestimado. Eis alguns: A Balada de Narayama; O Último Rei da Escócia; A Guerra do Fogo; Nascidos em Bordéis; A Árvore dos Tamancos -; estamos tão acostumados com nossa sociedade moderna de consumo e aparência, que não paramos para refletir sobre outros tipos de sociedades e de como nós evoluímos ou involuímos com o tempo.

Vale a pena assistir a este filme e ele realmente é uma obra de arte ao retratar uma sociedade isolada e seus costumes.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Star Trek The Movie (XI) - Estréia

No dia 25 de março, deixei aqui no blog o comentário sobre a pré-estréia do tão falado filme (entre os membros da comunidade trekker): Star Trek XI.

Pois bem, ontem, 14 de maio, fui finalmente assisti-lo no cinema e, como prometido, deixo aqui minhas primeiras impressões sobre esta minha paixão irracional, pós-estréia.
Os comentários pré-estréia estão aqui também:
http://filmesapenas.blogspot.com/2009/03/star-trek-movie-xi.html

Seria interessante que eu assumisse 3 personalidades distintas para comentá-lo, o que não invalida de jeito nenhum minhas teses, já que elas são coerentes e complementares entre si, considerando também que como trekker, minha visão mais crítica do filme fica perturbada.

1- Eu sou um trekker veterano e desde os 18 anos acompanho, sempre com muita devoção, todos os episódios.

- Adorei o filme! principalmente, quando assistido "on screen" a poucos metros de distância e com som sourround. Este filme veio preencher uma lacuna para nós, fãs, que já estávamos desesperados, sem títulos novos no mercado, somente assistindo a velhas reprises. Foi como um novo fôlego. Espero que Holywood se sensibilize agora para novas produções, pois já temos até comentários sobre elas. Foi ação do inicio ao final com muita adrenalina, sem fôlego, belos efeitos visuais, e que também preencheu uma lacuna sobre o início da amizade entre Kirk e Spock. Vamos torcer para que novas idéias surjam nos próximos anos.

2- Sou um trekker mais crítico, com uma visão um pouco mais séria dos episódios, e que se preocupa com qualidade artística e ideológica.

- Olha... pelo trailer do filme, era isso mesmo que eu achava que viria; mas eu esperava bem mais!
O que sempre me chamou a atenção em todos os episódios e filmes da franquia foi que sempre tinha alguma mensagem positiva, com um conteúdo filosófico claro, ou então com um drama pessoal dos personagens, ou um esclarecimento da história cronológica.
Este filme mudou muita coisa da história trekker que eu conhecia, só que eu não quero esquecer o passado, pois "quem esquece o passado, não tem futuro".
- Poxa, JJ!!! ... todos sabemos que você gosta mais de Guerra nas Estrelas, mas não precisava desleixar Jornada; você tinha que ter feito mais pesquisa antes de começar essa produção! tinha que ter entrado de corpo e alma na história. Você deixou um papel tão sem significância para o Leonard Nimoy, e olha que com a idade dele, talvez não apareça mais - e logo ele que é simbolo da franquia.

Algumas incoerências até dá para engolir, como: ... por que alguém leva espadas quando vai saltar do espaço para cima de uma broca a "meio-céu"?... tudo bem...fica bonito uma briga com espadas, mas vamos e venhamos: está muito Jeday!, aliás, são tantas as referências à Guerra nas Estrelas, que até me conformei: quando Spock abandona Kirk no planeta e este tem que lutar com um monstro; ou uma daquelas motos que flutuam; ou a luta de espadas;

Uma outra coisa interessante é a constante quebra de hierarquia dentro da nave e a intempestividade de todos os personagens (cada um faz o que quer); muitas cenas de humor (sempre havia motivo para risos nas cenas), e muita briga, bagunça, temperamentos alterados demais... ora gente, ora trekker... cadê aquela história de conto de fadas: "a visão de um mundo melhor"; cade a ideologia trekker? ... tudo isso se perdeu com esse diretor? Jornada sempre teve seu lugar na mídia porque sempre houve a preocupação de passar uma mensagem, de ser coerente nas histórias (tanto que há uma infinidade de sites cronológicos disso tudo), da seriedade nas decisões da tripulação. Um bando de jovens adrenalinizados vai contra toda a minha vã filosofia.

3- Gosto de cinema e gosto de bons filmes: bons atores, bons diretores, roteiros inteligentes e coerentes. E gosto de extrair algo de positivo dos filmes que assisto.

Um ator em especial trouxe solidez à trama: Bruce Greenwood
Este ator representa uma árvore grossa e antiga em meio a tantos bambus verdes e flexíveis; ele sim é a figura da responsabilidade e coerência que queremos para um capitão da frota estelar. E olha amigo, se eu quisesse adrenalina, eu iria assistir "007 Quantum of Solace" que foi muito show em termos de ação; se bem que, eu esperava menos da garotada em uma ponte de comando. Acabei gostando bastante dos atores que interpretaram o Spock novo e o Kirk: a atuação foi ótima, a direção para eles é que vacilou: Spock... tão novinho, cheio de responsabilidade e, cheio de emoção??? o kirk ficou responsável tão rápido??? mas a cadeira de capitão ficou muito bem para o Kirk, que ficou até muito parecido com o "trejeito" do Kirk antigo.

Em todos os episódios bons que assisti, inclusive outros filmes que não têm a ver com Jornada, a história vai crescendo aos poucos, os personagens vão se apresentando e o grande clímax ocorre no final do filme; isso é legal para você se ambientar com a história e personagens. O filme começou cheio de ação e não parou mais, em suma, ficou muito confuso, quer ver? a história temporal sempre foi algo legal e cheia de tabus de se ver, mas aqui ela é real, fácil e passa tão imperceptível, que quem não conhece a história, não vai perceber uma viagem temporal; o Spock antigo (do futuro) apareceu tão rapidamente e tão sem importância...!! dramas pessoais (descobertas, sofrimento, amadurecimento) nada disso foi percebido em face de tanta ação; dois planetas inteiros sucumbem e isso pareceu rotina!

Eu pergunto para você: qual a trama principal do filme? a academia? por quase nem apareceu! a amizade de Spock e Kirk? ... pouco drama explorado nisso! Você lembra do filme no dia seguinte após assisti-lo?...claro que não!!... a maioria dos Trekkers que conheço está indo 2 ou 3 vezes nas sessões! sim, por que acharam bom o filme? ... ou por que querem ver mais uma vez e tentar entender todos os detalhes, já que foi um roteiro difícil de entender?

Tá, daí alguém vai dizer: sim, mas para alcançar esses jovens de hoje é preciso esquecer o passado e criar algo, na linguagem que eles entendem! ora, Star Trek é uma franquia antiga, criada em outro período da história, com hostilidades entre países, medo de bombas atômicas, e experiências com diversos tipos de aviões (que hoje são rotina por aí) e logo depois veio a substituição das válvulas pelos transistores: miniaturalização geral e equipamentos cada vez menores. Então os filmes refletem a esperança de um mundo melhor e avanços tecnológicos. Hoje o mundo é diferente: Star Trek já perdeu espaço, os filmes de ficção são diferentes, tanto que na sessão em que fui, estávamos eu (o grupo do Paulo Segalla) e acho que mais dois outros grupos. A franquia não vai ressuscitar, como muitos querem, ela está morrendo e agora foi dado o desfecho final.

Eu esperava um filme diferente, se o JJ não tivesse fugido tanto das origens que todos gostamos, talvez pudéssemos ter ainda alguns filmes esporádicos para cinema, resgatando um ou outro caso isolado que pudesse ser elucidado melhor, talvez até uma nova trilogia (nas mãos dessa turma de academia) não deixando a marca (que ainda faz dinheiro) se perder entre tantos outros filmes vulgares.

Você acredita que teve instantes no filme em que até consegui identificar cenas parecidas com as de Buck Roger? e do mestre Yoda de Gerra nas Estrelas?...re...re... foi muito recorte de outros filmes, ação ininterrupta (sem tempo para a boa e velha história), cenas desnecessárias, como o garoto Kirk derrubar o carro no penhasco; pra quê?

Mas o ponto positivo foi alguém tentar fazer algo diferente com a história que conhecemos. Valeu JJ, mas prefiro você em Lost, se bem que nunca vi...re...re...

quarta-feira, 13 de maio de 2009

O Dia em que a Terra Parou

Uma pequena observação:
Existem dois filmes: um antigo, de 1951, e outro mais recente, de 2008. Aqui no blog vou resumir os links para os dois e os comentários comparativos estão logo abaixo:
Filme de 2008:

Título em português: O Dia em que a Terra Parou
Título original: The Day the Earth Stood Still
Titulo em inglês: The Day the Earth Stood Still
Diretor: Scott Derrickson
Roteiro: David Scarpa (screenplay)
Edmund H. North (1951 screenplay
Ano: 1951
País: EUA/Canadá

index: 383

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0970416/
Site:
wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Day_the_Earth_Stood_Still_(2008)
DVD:
blog: http://cinematograficamentefalando.blogs.sapo.pt/314746.html
script:


Trailer:



Outros videos:

( )

Filme de 1951:

Título em português: O Dia em que a Terra Parou
Título original: The Day the Earth Stood Still
Titulo em inglês: The Day the Earth Stood Still
Diretor: Robert Wise
Roteiro: Edmund H. North (screenplay)
Harry Bates (story)
Ano: 1951
País: EUA

index: 114

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0043456/
Site:
wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Day_the_Earth_Stood_Still
DVD: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=10490
http://www.cineplayers.com/filme.php?id=206
http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_ad.asp?produto=18590
http://www.cineplayers.com/filme.php?id=4526
blog:
script:


Trailer:



Outros videos:
( )


Comentários:

O filme de 1951 é em preto e branco, é claro. O filme de 2008 tem Keanu Reeves. O filme de 1951 explora a pessoalidade de uma familia, ou seja, um alienígena vem para terra, se instala com uma família e aprende que o ser humano, embora destrutivo, tem a capacidade de mudar. O filme de 2008, não explora tão bem a "parte família", e tal quais os filmes atuais, ele explora a "aparência" de uma alienígena possa ter sobre a mídia, acompanhada é claro, da arrogância da nação. Mas o ator caiu muito bem para o filme mais moderno, pois Keanu Reeves é bem "inexpressivo" mesmo, para um alienígena.

Atuação a parte, vamos ao roteiro: não é fácil pegar um filme de sucesso e cult e trazê-lo para a época atual, e foi por isso que este filme de 2008 está como um peixe fora dágua. Você que já viu o filme sabe exatamente por qual motivo o alienígena quer destruir a terra. Seria apenas por que ele "acha" que o ser humano é mauzinho??

Of course not!
O filme de 1951 refletiu um temor global sobre foguetes, armas de guerras, experiências nucleares e toda essa parnafenália que estávamos tentando entender àquela época. E o alinígena viu o perigo de longe e veio para resolver o problema. Isso não acontece com o roteiro atual. Qual o real perigo que a Terra oferece, já que hoje a ameaça nuclear não é mais problema?

Ao fazer um filme, não devemos esquecer que é preciso que ele tenha algum nexo com a realidade, para que o expectador possa se inserir em algum ponto, ou não ter nexo algum, como "O Guia do Mochileiro das Galáxias" (gostei muito e ainda vou comentar aqui). Esquecer o passado é negar o futuro. Esse filme de 2008 esqueceu a causa do filme de 1951, logo, este de 2008 não terá futuro. Ninguém vai lembrar dele depois que sair da sessão.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Frida

Título em português: Frida
Título original: Frida
Titulo em inglês: Frida Kahlo (USA)
Diretor: Julie Taymor
Roteiro: Hayden Herrera (book)
Clancy Sigal (screenplay) ...
Ano: 2002
País: EUA

index: 272

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0120679/
Site:
wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Frida
DVD: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=6559
http://www.adorocinema.com.br/filmes/frida/frida.asp
blog: http://portalcinema.blogspot.com/2009/03/critica-frida-2002.html
http://lella.wordpress.com/2009/03/28/frida/
script:


Trailer:





Outros videos:

Muito sensual:




Comentários:

Vida de Frida (apenas o gostinho...)
http://www.amalgama.blog.br/04/2009/frida-kahlo-maravilhosa-e-visceral/
http://blog.uncovering.org/archives/2005/02/frida_kahlo.html

Não acredito que este filme esteve em minha estante por tanto tempo e eu não o tenha visto antes. Ele é fantástico! Fala sobre liberdade de expressão, arte, política, sentimentos. É um filme inteligente e belo. Um roteiro bem construído para retratar fielmente a vida desta artista mexicana.

Viver a vida, liberto da hipocrisia (que fica constratado quando os personagens vão para Paris e Estados Unidos), a sensualidade de Frida, seus casos amorosos - sem culpas, sem medo, sem preconceitos. O talento de suas telas.

As músicas do filme são belas, principalmente aquela onde um homem canta em uma mesa para a Frida. A cena em que Frida dança um Tango: fantástica, e extremamente sensual.

A obra de Frida inserida fragmentadamente por todo o filme, em uma produção realmente espetacular, lembra muito o trabalho de Salvador Dali - enigmático e cheio de mensagens subliminares.

O filme te prende do inicio ao final e história vai crescendo, com belas passagens (as belas pirâmides do México são um belo exemplo) e evoluindo na questão sentimental também, que chega ao auge no final.

10.

Estou "contando" com sua visita.

Você está escutando música clássica online