quinta-feira, 26 de março de 2009

Nascidos em Bordéis

Título em português: Nascidos em Bordéis
Título original: Born Into Brothels: Calcutta´s Red Light Kids
Titulo em inglês: Born Into Brothels: Calcutta´s Red Light Kids
Diretor: Zana Briski
Ross Kauffman
Roteiro: Zana Briski (writer)
Ross Kauffman (writer)
Ano: 2004
País: India/EUA

index: 354

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0388789/
Site: http://www.kids-with-cameras.org/bornintobrothels/
wikipedia:
DVD: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=12595
http://www.interfilmes.com/filme_16244_Nascidos.em.Bordeis-%5BBorn.Into.Brothels.Calcutta.s.Red.Light.Kids%5D.html
blog: http://discaciate.blogspot.com/2006/04/nascidos-em-bordis.html
http://www.geocities.com/maxpires/meninos/nascidosnosbordeis.htm
http://www.criticos.com.br/new/artigos/critica_interna.asp?secoes=1&artigo=1086
http://recantodasletras.uol.com.br/resenhasdefilmes/489694
http://www.sandrofortunato.com.br/salgo/2008/01/18/nascidos-em-bordeis/


Trailer:



Outros videos:


Comentários:

Não há porque não colocar neste blog os documentários. Este, por exemplo, é um excelente filme, com uma fotografia fantástica, dentro de uma bela produção. Inicialmente o foco é um local de prostituição na India. Mas com o passar da história você percebe que esse foco se desloca mesmo para as crianças e seu destino incerto.
Você sabia que a India é o país do mundo que mais produz filmes, mais até que Hollywood? e qualquer pessoa com uma cãmera na mão produz um filme, e muitos outros sentam numa calçada, pagam um ninharia e assistem a este filme? ... assim me contaram, nem sei se isso é verdade. Mas sei que lá é um país de contrastes, possui muitos doutores, muita tecnologia de ponta em informática e os países estão de olho em seus profissionais. Aliás, até a indústria cinematográfica já reserva um cantinho para um indiano em seus filmes, tal qual já vem fazendo com negros, mulheres, idosos e latinos - coisas da pressão da sociedade organizada através de seus representantes.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Star Trek The Movie (XI)



Este blog alenca uma coleção de filmes com um certo estilo: filmes de qualidade, épicos, dramas, documentários, de bons diretores e bons roteiros e que ganharam alguns prêmios em vários festivais; filmes cujo conteúdo aprecio muito.

Pois bem, o "Jornada nas Estrelas XI", aqui presente, não faz parte desse rol. Ele é um filme especial, um filme para fãs deste estilo e desta franquia, onde ouso me incluir como fã já desde meus 19 anos de idade. E como a expectativa dos fãs pelo lançamento desde filme em maio de 2009 é muito grande, vou colocar meu pequeno comentário anterior ao filme, bem como um comentário comparativo, posterior ao seu lançamento.

Site oficial de Jornada nas Estrelas: http://www.startrek.com/startrek/view/index.html
Site oficial do filme: http://www.startrekmovie.com/ (a abertura, em flash, é muito bonita)
Trailer oficial:



Cometários pré-estréia:

Jornada nas Estrelas fez época e cativou um gigantesca quantidade de fãs por décadas. Iniciou sem muito apelo, desqualificado na época, e quando retornou, somente cresceu. Por trás disso tudo sempre existiu uma grande máquina de fazer dinheiro de Hollywood, mas que não vem ao caso. Foi uma franquia desenvolvida quando ainda ouvíamos falar em guerra fria, discos voadores, bomba atômica, ou o surgimento de filmes como perdidos no espaço, mulher maravilha, terra de gigantes, viagem ao fundo do mar, UFO e todo um arsenal, que nos faziam crer existir alguma coisa "lá fora", para amenizar - ou aterrorizar ainda mais - nossa eterna insegurança. Muitos fãs ainda hoje acreditam no mito de um mundo melhor pregado por Gene Roddenberry
Não acredito nisso: o filme foi fruto de uma época, que cativou muitos fãs e que apenas veio a crescer muito. Mas nem tão falsa parece a idéia, que os filmes anteviram ou anteciparam as principais engenhocas tecnológicas que hoje vemos funcionando, embora pareça óbvio que um bom escritor de ficção científica possa antecipar isso: você tem dúvidas que ainda vamos conversar com nossos computadores? você tem dúvidas que vamos ter componentes eletrônicos de monitoramento dentro de nosso corpo? você tem dúvidas que vamos ter seres cibernéticos fazendo guerras? ora, tudo isso (eletrônica) é passível de desenvolvimento e até eu, que não sou escritor posso antever isso. Mas as grandes descobertas da física ainda continuam apenas na imaginação, e isso é que realmente conta, a ficção ainda está lá.

Mas a franquia está acabando, logo os fãs mais assíduos irão sumir, pois já têm todos uma certa idade: não ainda, pois esperamos chegar até os 80, pelo menos. O apelo por naves voando o espaço já não é tão intenso, pois nossa realidade já até parece ficção, basta olhar alguns projetos de grandes companhias de aviação: avião invisivel, laborórios orbitais, aviões teleguiados, ônibus espaciais.

Este filme, em minha opinião, não vem renovar a franquia, mas vem trazer um bom filme de ação e ficção às telas de cinema.

Meus comentários aqui vão de encontro ao que escuto falar, ao que está no site oficial e aos trailers lançados. Os atores são garotos, há muita ação, efeitos especiais, algumas incoerências que os fãs logo vão notar (emotividade vulcana). O apelo para a direção vai de encontro ao "visual psicológico" dos personagen (arrogância, intempestividade, emoção, temperamento), pois hoje em dia conta muito o que você "parece ser", e não o que você realmente "é"; e esses são os valores que queremos num filme. Parece ser um filme cheio de ação e efeitos visuais que vai agradar aos fãs mais antigos, pois vai suprir uma lacuna na série dando um novo fôlego e que vai agradar também aos mais novos, pois é um filme tal quais esses seriados mais recentes, que a garotada adora, tipo: lost, 4400, heroes, ou seja, pessoas comuns que se tornam super-heróis, reflexo de uma sociedade endinheirada, sem controle dos pais, onde pode-se fazer quase tudo!!!

Vale uma pequena observação: o último filme para o cinema, Nemesis, também foi recheado de muita ação e efeitos visuais, que é o que tanto queremos num filme para a telona, mas teve o grande diferencial de os personagens já serem atores conhecidos, ou seja, não houve uma descontinuidade nesse sentido; vamos ver o que vai acontecer agora, com novos atores.

Deve ser um bom filme de ficção, ação e efeitos especiais e que pelo trailer, vou adorar.

terça-feira, 24 de março de 2009

Metrópolis

Título em português: Metrópolis
Título original: Metropolis
Titulo em inglês: Metropolis
Diretor: Fritz Lang
Roteiro: Thea von Harbou (screenplay)
Thea von Harbou (novel)
Ano: 1927
País: Alemanha

index: 210

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0017136/
Site: http://www.kino.com/metropolis/
wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Metropolis_(filme)
DVD: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=5255
blog:


Trailer:



Outros videos:





Comentários:

Veja com detalhes o que o site da wikipedia trás sobre este filme, pois é muito interessante.
Este filme faz parte de uma vasta coleção de filmes chamada "expressionismo alemão". Um filme grandioso para a época, cheio de simbolismos e metáforas e que retrata um "medo do futuro" a que está sujeita uma sociedade que se depara com um rápido progresso (fazendo uma breve alusão à anti-utopia de Thomas More, tais como outros trabalho mais modernos: Gatacca e Admirável Mundo Novo). Este filme é um dos meus preferidos.

Veludo Azul

Título em português: Veludo Azul
Título original: Blue Velvet
Titulo em inglês: Blue Velvet
Diretor: David Lynch
Roteiro: David Lynch (screenplay)
Ano: 1986
País: EUA

index: 256

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0090756/
Site:
wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Veludo_azul
DVD: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=4657
blog: http://www.cinedie.com/bluevelvet.htm
http://www.65anosdecinema.pro.br/Veludo_azul.htm
http://www.ipv.pt/forumedia/f2_fe1.htm (trás uma crítica do filme, bem como uma biografia de David Lynch)
http://oficinadetextos2007.blogspot.com/2007/12/transio-entre-dois-mundos-veludo-azul.html (Muito boa crítica)


Trailer:



Outros videos:

Canção: Blue Velvet (no filme):


Comentários:

Um filme que explora o perfil psicológico extremamente complexo de dois personagens: um deles dominador (interpretado por Dennis Hopper) e outro dominado (interpretado por Isabella Rossellini) e nesse meio, vemos alguns conflitos e personagens que se misturam numa trama inteligente. O filme vem acompanhado violência e sado-masoquismo. Excelente filme que explora o lado irracional da psiquê humana; lembrou-me muito "A Professora de Piano".

domingo, 22 de março de 2009

Diários de Motocicleta

Título em português: Diários de Motocicleta
Título original: Diarios de Motocicleta
Titulo em inglês: The Motorcycle Diaries (USA)
Diretor: Walter Salles
Roteiro: Ernesto 'Che' Guevara (book)
Alberto Granado (book)
Ano: 2004
País: Argentina, Brasil, Chile, Inglaterra, Peru, outros.

index: 358

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0318462/
Site: http://www.motorcyclediariesmovie.com/
wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Diarios_de_motocicleta
DVD: http://www.cinepop.com.br/criticas/diarios.htm
http://www.adorocinema.com/filmes/diarios-de-motocicleta/diarios-de-motocicleta.asp
http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=10163
blog: http://filmesdochico.blogspot.com/2004/05/antes-da-revoluo-ou-quando-che-guevara.html
http://mariecarol.wordpress.com/2008/02/27/%E2%80%9Cdiarios-de-motocicleta%E2%80%9D/ (historia)
http://totalcine.com.br/2008/12/30/diarios-de-motocicleta-dvd-critica/



Trailer:



Outros videos:





Comentários:

Sobre a música do filme:

Seu compositor Gustavo Santaolalla, que compôs trilhas para filmes de renome como Babel e Brokeback Mountain faz nesse filme um trabalho estupendo intensificando as emoções do expectador com composições carregadas de instrumentos de corda como a viola e instrumentos regionalistas como a flauta andina. (comentário do site: http://www.filmeseseries.com/2008/08/diarios-de-motocicleta-ost-trilha.html)

Um belo filme, com excelente fotografia. Conta fragmentos da vida de Che Guevara, mostra o tipo humano presente nas diversas regiões de nossa América do Sul, passando desde a Argentina, Chile, Peru, Bolívia e Venezuela. Conta uma história humana de descobrimento pessoal, e conta uma história de dois amigos e seus sonhos. Um filme muito bem produzido e com algumas cenas muito bem feitas, tais como aquela da estrada na neve, e a do nado no lago à noite. Machu Picchu fica como um espetáculo à parte.

Obs: senti-me até como um estrangeiro em meu próprio continente, sendo o único que não fala espanhol.

sábado, 21 de março de 2009

Volver

Título em português: Volver
Título original: Volver
Titulo em inglês: To Return (USA) (literal English title)
Diretor: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar (Writer)
Ano: 2006
País: Espanha

index: 271

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0441909/
Site: http://www.sonyclassics.com/volver/
wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Volver
DVD: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=15238
blog: http://alessandrasouza.blogspot.com/2007/01/volver.html
http://alessandrasouza.blogspot.com/2007/01/volver.html
http://vinylisheavy.blogspot.com/2006/11/volver.html

O link acima trás essa belíssima foto:



O site abaixo trás comentários sobre as duas expressões máximas do filme: o diretor Pedro Almodóvar e a atriz Penélope Cruz:

http://www.rottentomatoes.com/m/volver/

Trailer:



Outros videos:
Song by raimunda:



O site abaixo possui links para vários tipos de clipes de Volver:
http://www.celebritywonder.com/movie/2006_Volver.html

Comentários:

Um filme simples, que mostra o dia-a-dia de pessoas normais, num lugarzinho um tanto "estranho"; mas aos poucos você perceberá que o filme vai se agigantando; vai tomando corpo e vai envolvendo os personagens em grandes temas que nos permeiam desde o inicio de nossa história: amor, sexo, traição, assassinato, morte, amizade, família.

Mas eu acabei percebendo isso no final: é um filme sobre mulheres, seu sofrimento, suas perdas, duas dificuldades; homem aqui não interessa! e esse acaba sendo o grande diferencial do filme.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Waking Life

Título em português: Waking Life
Título original: Waking Life
Titulo em inglês: Waking Life
Diretor: Richard Linklater
Roteiro: Richard Linklater
Ano: 2001
País: EUA

index: 303

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0243017/
Site: http://www.foxstore.com/detail.php?item=438
wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Waking_Life
DVD: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=9508
blog: http://nutellacongelada.wordpress.com/2008/05/30/waking-life/
(poxa, essa garota fez igual a mim: peguei um caderno e anotei todos as passagens com bons diálogos, que aliás, são todos)
http://profruisilva.blogspot.com/2009/01/waking-life-o-sentido-da-vida.html
http://cronicasatipicas.wordpress.com/2007/10/09/trechos-do-filme-waking-life/


Trailer:



Outros videos:



No site do youtube, ao lado deste video, você encontrará várias outras passagens com tradução em português, todas muito boas.

Sobre os diálogos..

Para quem se interessar, aqui está uma ótima cópia do roteiro (em inglês):
http://tutomania.com.br/livro/waking-life--roteiro-richard-linklater-ing

Script online (em inglês):
http://www.script-o-rama.com/movie_scripts/w/waking-life-script-transcript-linklater.html

Principais discussões abordados no filme (em inglês):
http://www.philfilms.utm.edu/1/waking.htm

Este site é interessante (http://strivinglife.com/words/post/Waking-Life-Script-with-Revisions.aspx) e você encontra todos os diálogos em inglês, e é de onde tirei o que está logo abaixo:



Comentários:

Alguém já disse uma vez: "-...é a economia, estúpido!".
Então eu digo: - é a filosofia, estúpido; não é o filme!

Sim, a técnica usada no filme poderia ser interessante (rotoscopia), mas não é, pois parece um desenho animado. O filme poderia ser bom, não sei se tanto! mas uma coisa é interessante: esse filme fala de filosofia, tal como aquele outro: "O Mundo de Sofia" e isso é que conta!

Se você gosta de filosofia como eu gosto (por isso tem tantos links acima), assista a esse filme com seu caderninho nas mãos. O filme todo é um convite à reflexão sobre os binômios: vida-morte; realidade-sonho. Os diálogos são extremamente inteligentes, o roteiro é coerente e a obra é divina.

domingo, 8 de março de 2009

Ghotic

Título em português: Ghotic
Título original: Ghotic
Titulo em inglês: Ghotic
Diretor: Ken Russell
Roteiro: Stephen Volk (screenplay)
Ano: 1986
País: Inglaterra

index: 306

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0091142/
Site: http://www.dvdbeaver.com/film/DVDReviews21/gothic_dvd_review.htm
(este link está aqui pelas belas fotos)
wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Gothic_(movie)
DVD: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=17478
blog: http://lumefilmes.blogspot.com/2008/05/gothic-de-ken-russel-j-autorado_21.html
http://brunobonfante.wordpress.com/2008/04/01/lume-filmes-e-gothic1986-de-ken-russell/


Trailer:



Outros videos:

http://www.youtube.com/watch?v=h-_8eL7upoM (incorporação desativada)

Seria a passagem abaixo o "insight" para a criação de Frankenstein?



Comentários:

Filme de excelente produção, belos efeitos visuais, som muito bem colocado em todas as cenas, e como tantos outros já colocaram: um delírio visual. O roteiro é bem inteligente e o filme, para quem gosta de histórias de terror, fascina.
Pena que nos dias de hoje, a gente, acostumado com tanta barbaridade, não se deixe mais impressionar por estas histórias; mas fica valendo aqui a grande arte se sobressaindo. Bom para assistir num dia chuvoso, numa roda de amigos, vinho; para quem admira cinema e claro, para quem gosta do gênero.

Vale lembrar aqui as referências aos filmes de vampiros, Frankenstein de Mary Shelley, Lord Byron.

sábado, 7 de março de 2009

Madame Bovary

Título em português: Madame Bovary
Título original: Madame Bovary
Titulo em inglês: Madame Bovary
Diretor: Claude Chabrol (http://pt.wikipedia.org/wiki/Claude_Chabrol)
Roteiro: Claude Chabrol (writer)
Gustave Flaubert (novel)
Ano: 1991
País: França

index: 294

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0102368/
Site:
wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Madame_Bovary_(1991_film)
http://en.wikipedia.org/wiki/Madame_Bovary_(film)
DVD: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=16930
http://www.adorocinema.com/filmes/madame-bovary-2000/madame-bovary-2000.asp
blog:


Trailer:



Outros videos:



Comentários:

É uma adaptação cinematográfica do romance realista de Gustave Flaubert (1821-1880) e você encontra o ebook em:
http://www.gutenberg.org/ebooks/14155

Olha, eu esperava mais deste filme. Claro, muito bom, mas percebe-se claramente que Madame Bovary é uma mulher insatisfeita, talvez depressiva, pelo menos é essa a imagem que passa o filme (sem levar em conta o livro, pois não é bom compararmos as duas mídias, como já falei tantas vezes). E em muitas cenas, percebemos que ela usa atrativos sexuais para conseguir resolver suas insatisfações; e é aqui que está o problema: esse lado da psiquê humana não é corretamente explorado no filme. Aí que eu gostaria de ler o livro, para ver se é assim mesmo!

Vale aqui uma pequena máxima que Ana Schuster colocou em seu site:

"Não nos deixar cair em tentação, é o mesmo que dizer: Não nos deixar ver quem realmente somos" - Arthur Schopenhauer.

Mas é um bom filme que vai ganhando dimensão aos poucos, com auge ao seu final.

Existe ainda uma versão de 1934, que ainda não assisti. Gostaria muito!
http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=17117

O Garoto

Título em português: O Garoto
Título original: The Kid
Titulo em inglês:
Diretor: Charles Chaplin
Roteiro: Charles Chaplin
Ano: 1921
País: EUA

index: 227

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0012349/
Site: http://www.charliechaplin.com/en/articles/3
wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_garoto
DVD: http://2001video.com/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=7941
http://www.cineplayers.com/filme.php?id=1737
http://www.adorocinema.com/filmes/garoto/garoto.asp
blog:


Trailer:



Outros videos:

( )
( )


Comentários:

Existem muitos filmes por aí com a mulher num papel tipicamente masculino, verdadeiras bombas, tais como Tomb Raider, Ultravioleta e tantos outros. Então, para o Dia Internacional da Mulher, amanhã, dia 08 de março, trago aqui algo inverso: um homem fazendo o papel de uma mulher, e não estou falando de Tootsie ou Gaiola das Loucas, mas estou falando de um grande artista do cinema mudo: Carles Chaplin, no filme "O Garoto" (The Kid).

É filme é em preto e branco, do cinema mudo, onde Charles Chaplin interpreta o papel de um homem (famoso "vagabundo") que adota uma criança abandonada. A maternidade, valor tipicamente feminino, é representada aqui sob um ângulo masculino. Uma bela história, um drama bem emotivo.

Eu adorei a interpretação do garoto (Jackie Coogan).

quinta-feira, 5 de março de 2009

Conduzindo Miss Daisy

Título em português: Conduzindo Miss Daisy
Título original: Driving Miss Daisy
Titulo em inglês: Driving Miss Daisy
Diretor: Bruce Beresford
Roteiro: Alfred Uhry (play)
Alfred Uhry (screenplay)
Ano: 1989
País: EUA

index: 231

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0097239/
Site:
wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Conduzindo_miss_daisy
DVD: http://www.65anosdecinema.pro.br/Conduzindo_Miss_Daisy.htm
http://www.adorocinema.com/filmes/conduzindo-miss-daisy/conduzindo-miss-daisy.asp
blog: http://spoilermovies.com/2008/02/07/conduzindo-miss-daisy/


Trailer:



Outros videos:



Comentários:

Seria muito interessante ver essa peça de teatro (Brasil):
http://www.bibi-piaf.com/conduzindo_miss_daisy.htm

Não tem nada mais interessante neste filme do que a bela atuação destes dois excelentes atores: Morgan Freeman e Jessica Tandy (Hoke e Daidy), que como dois personagens idosos, vão se adaptando um ao outro e estabelecendo uma longa e boa amizade.

Um pequeno cometário: em nossa vida, alguns pequenos acontecimentos marcam o início de uma era, boa ou ruim, ascendente ou descendente, enfim; mas refiro-me aqui à questão do envelhecimento. Meu primeiro fio de cabelo branco e as questões psicológicas que acontecem depois disso; existem tantas outras "gotas dágua"!!... e aqui nesse filme, temos o fato de uma pessoa já idosa receber o ultimato que não pode mais dirigir: o inicio da incapacidade física. E então a personagem luta contra essa idéia da incapacidade física. Claro, depois o foco muda para a questão cultural, e o amor fraterno, por fim.

Mais adiante, temos ainda outra gota dágua, que será a senilidade, mas isso não representará um problema psicológico a ser enfrentado.

Mas a última cena do filme é fantástica, e vou sempre lembrar dela com ternura.

quarta-feira, 4 de março de 2009

A Festa de Babette

Título em português: A Festa de Babette
Título original: Babettes Gaestebud
Titulo em inglês: Babette's Feast
Diretor: Gabriel Axel
Roteiro: Karen Blixen (novel)
Gabriel Axel (screenplay)
Ano: 1987
País: Dinamarca

index: 304

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0092603/
Site:
wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/A_festa_de_babette
DVD: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=8898
http://www.65anosdecinema.pro.br/A_festa_de_Babette.htm
blog: http://cinedemais.blogspot.com/2006/06/festa-de-babette.html

Gostei muito do comentário deste blog:
http://www.sensibilidadeesabor.com.br/festadebabette.html

E ainda há um outro estudo sobre a temática do filme:
http://www.pucsp.br/margem/pdf/m15mga.pdf


Trailer:



Outros videos:

( )
( )

Comentários:

Antes que eu esqueça, Rubens Alves tem uma excelente visão sobre a temática do filme:
http://www.releituras.com/rubemalves_babette.asp

É uma fábula, uma magia do cinema; misterioso e carismático. Também emotivo.

Você percebe o tempo todo a simplicidade, a educação, os valores cristãos, a devoção. Mas com o transcorrer do enredo temos então uma guinada e o final do filme nos apresenta uma grande interrogação, que nos convida a refletir sobre os prazeres da vida. Vale a pena abdicar desses prazeres, ou não?

terça-feira, 3 de março de 2009

Laranja Mecânica

Título em português: Laranja Mecânica
Título original: A Clockwork Orange
Titulo em inglês: A Clockwork Orange
Diretor: Stanley Kubrick
Roteiro: Stanley Kubrick (screenplay)
Anthony Burgess (novel)
Ano: 1971
País: EUA

index: 284

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0066921/
Site:
wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Clockwork_Orange
DVD: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_ad.asp?produto=18333
http://www.adorocinema.com/filmes/laranja-mecanica/laranja-mecanica.asp
blog: http://www.overmundo.com.br/overblog/laranja-mecanica
http://unavox.blogspot.com/2008/05/laranja-mecnica.html
Comentário técnico: http://www.ipv.pt/forumedia/5/21.htm

Trailer:



Outros videos:





Comentários:

É muito interessante ver Malcolm McDowell..novinho!!!

Este é um filme muito bem dirigido, pois há cenas muito bem elaboradas, como a do clipe acima onde o grupo caminha ao longo da piscina: aquela cena é simplesmente dançante. Música, água, pessoas, tudo, enfim, misturam-se numa sinfonia.

É um filme "musical" onde a violência é o tema. E parece-me que a pergunta que fica é: será que não precisamos um pouco de violência? Devemos combatê-la? limitá-la? suprimí-la? O que fazer?

Música de Bethoven acompanha o filme.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Alpha Dog

Título em português: Alpha Dog
Título original: Alpha Dog
Titulo em inglês: Alpha Dog
Diretor: Nick Cassavetes
Roteiro: Nick Cassavetes
Ano: 2006
País: EUA

index: 345

Links.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0426883/
Site:
wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alpha_Dog
DVD: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=16677
blog:


Trailer:



A cena abaixo é de uma passagem realmente interessante no filme, eu diria: é o momento da grande descoberta; e não só para o amor por uma mulher, mas que derá origem ao amor familiar.



Comentários:

Vi alguns comentários de outras pessoas sobre esse filme, que não gostaram devido ao excesso de violência e uso de drogas. Não achei muito violento - já vi piores, e quanto às drogas - sim, muita droga.

Mas acho que o foco do filme não é a violência. Acho que o foco é degradação de valores, sucessívamente progressiva de um grupo de jovens, que aparentemente não têm proplemas financeiros. O foco se passa numa familia de classe média onde os filhos do casal se envolvem com drogas. Por várias passagens há referências ao excesso de liberdade dado pelos pais, falta de um amor verdadeiro, e falta do uso da palavra NÂO aos filhos.

O filme é profundamente reflexivo : drogas, sexo e rock´n roll.

Estou "contando" com sua visita.

Você está escutando música clássica online